Crónica 1 | A juventude de hoje em dia 


 Nada melhor do que uma crónica para dar a minha opinião sobre muitos dos temas que nos rodeiam. Existem inúmeros temas polémicos e alguns até um pouco constrangedores para se falar.
 Quantas(os) de vocês já passaram na rua e viram meninas de 12 anos com a barriga à mostra? A conversarem sobre coisas que nem nós imaginávamos? Pois é, isso é as ditas cujas meninas do ano de 2013/2014.
 Já não é a primeira vez que estou numa paragem de autocarro, umas vezes cheia de malas, outras só com os phones nos ouvidos, a ouvir a minha musica e a sonhar para alem deste nosso mundo. À minha volta estão umas quantas meninas galinhas, tento meter a musica no máximo e mesmo assim ouço-as. Até que acabo por simplesmente apagar a musica e ouvir a conversa, disparatada, que vai para ali. A conversa vai desde rapazes, a festas, a partilha de roupa até à primeira experiência com substâncias ilegais. Meto de novo os phones, mas sem musica, para as poder ouvir sem perceberem. A cada palavra fico mais escandalizada, coisas que meninas de 13 anos fizeram ou querem fazer, que eu a caminho dos 20, nunca fiz nem sonho fazer. Uma já não é virgem, com 12 anos; outra já fez uma tatuagem; outra um piercing e quer fazer outro e outra até fala numa outra rapariga, que não estava presente, mas que já tinham alguém para alem dela para cuidar (sim, estava gravida aos 13 anos!!). O autocarro chegou e para meu espanto, elas também vão. Ao meu lado estava uma senhora dos seus 65 anos que já se tinha fartado da conversa e tinha ido para o outro lado, ao sol. As portas abriram, a senhora aproximou-se e para piorar a situação daquelas meninas, em vez de deixarem a senhora entrar não, empurram-se umas às outras para ficar no meio dos bancos de trás, para poderem falar e ouvir a conversa das outras.
 Como fiquei parva com a conversa da paragem, desta vez sentei-me bem longe delas a ouvir a minha musica no máximo e a tentar esquecer tudo aquilo e não pensar que tenho uma irmã com 12 anos.
 Eu com 12 ou 13 anos brincava às bonecas e passeava com a minha melhor amiga, e elas partilham rapazes e cigarros, às escondidas.

 Hoje estamos em 2014 e é isto, não quero imaginar quando chegar à altura dos meus filhos ...

2 comentários:

  1. este texto diz-me muito! eu brinquei até muito tarde, tive bonecas até muito tarde.. e também me espanta ver o comportamento de miúdas de 13/14 anos hoje em dia!

    está a decorrer um sorteio no meu blog, se puderes passa por lá e participa! beijinho http://lajoiedevivrebyclaudia.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Faço minhas as tuas palavras! penso muitas vezes em alguns desse temas!

    bjxxx

    ResponderEliminar