Crónica #3 | Consegui olhar-me ao espelho

 Este tema é muito sensível para mim, mas finalmente consigo falar dele sem medos e sem vergonha.
 Eu nasci muito gordinha, com quase cinco quilos, mas a partir dos meus oito meses que me tornei um bebé magrinho, comia e não engordava. Nunca foi um problema, até entrar no sétimo ano escolar, que comecei por ser alvo das ditas bocas de mau gosto, até chegarem mesmo à violência psicológica, porque era uma violência para mim. 
 O problema não era só a magreza em si, mas sim também a altura. Para alem de nascer gordinha, nasci também muito grande. 
 Sofri imenso durante este tempo todo, foram quase cinco anos a sofrer psicologicamente.
 No inicio eram só comentários, do género "Ai és tão magra", "É que és magra e alta" ou "tu não engordas...". A partir dai só foi piorando, até chegar ao ponto de me chamarem de anóretica ou inventarem coisas sobre a minha alimentação. Se não comia num intervalo é porque não queria engordar. Se comia uma maça era porque tinha poucas calorias. Se dizia que estava mal disposta era porque não comia à muitas horas ou porque estava a tornar-me bulimica. Depois vieram os nomes horríveis e as alcunhas que me faziam sentir ainda pior, iam desde a famosa Olivia palito, à girafa, à torre, à gigante e muitos mais que me soavam todos a gozo e a troça da minha pessoa. Naquele momento não pensava como hoje, e hoje sinto que essas pessoas que me humilharam e me fizeram sentir mal comigo mesmo deviam ser pessoas muito frustradas e que não gostavam delas próprias para fazer-me isso.Quando entrei para uma agência de modelos, os comentários pioraram e humilhavam-me cada vez mais. Faziam-me duvidar tanto de mim, que sai simplesmente da agência com vergonha duma possivel negação, por ser demasiado magra. As frases que mais ouvi foram "Fizeste bem, eles não precisam de esqueletos andantes." ou "Nem sei como é que quiseram uma pessoa tão magra. Deve ser porque querem sempre as anoreticas agora".
 Os tempos foram passando e a vergonha foi aumentando. Eu não gostava do meu corpo, não gostava de mim. Escondia-me de mim e de todos. As manias foram aumentando. Só usava calças, só usava camisolas que tapassem os braços finos e no verão usava casacos por mais finos que fossem, para ninguém ver. Haviam dias que nem conseguia olhar-me ao espelho, sentia vergonha de mim e cheguei mesmo a sentir nojo e tapar o espelho com lenços, para não ver a minha imagem. 

 Consegui, Consegui. Foram as minha palavras ao fim destes anos todos ao saber que tinha ultrapassado isto sozinha. Não quis dizer a ninguém, não queria que ninguém soubesse deste meu problema, que para mim era um grande problema. Hoje consigo olhar-me ao espelho sem problemas. Continuo na luta para engordar, mas já não é um obsessão. Mas é uma vitória quando engordo nem que seja meio quilo.
 A essas pessoas que me humilharam e que me envergonharam estes anos todos, espero que estejam contentes pelo que fizeram, sem pensar uma única vez que essa rapariga magra e alta tinha sentimentos e que por acaso podia ter um problema psicológico, derivado a esses comentários que a destruíam por dentro. Passaram muitos anos, e hoje agradeço a essas pessoas porque graças a elas, sou o que sou hoje e tenho muito orgulho nisso. Hoje já não ligo a esses comentários maldosos e a única resposta que dou, com muito orgulho, é "Eu sou assim mesmo, e gosto!"
Passei por muitas coisas na vida que me fizeram como sou hoje. Sou forte, determinada e sensata.

Venci, venci, venci mais uma batalha! E hoje partilho convosco ...
With Love,
Hirondelle

8 comentários:

  1. Sabes, uma das coisas boas que a blogosfera tem é podermos encontrar pessoas com historias parecidas á nossa, e foi isso que aconteceu agora ao ler este teu texto. Identifiquei me em todas as palavras que disseste e é algo que ainda hoje em dia me irrita. Somos magras e depois? Há pessoas que gostavam de ter o nosso corpo e nao tem. É o que costumo dizer, prefiro ser magra do que obesa. Odeio que digam que estou muito magra ou que nao como, irrita mesmo. Cada um tem de se meter unicamente na sua vida e nao dos outros. E neste pais a mentalidade tem de mudar porque assim nao vamos longe!
    Gostei de ler este post e gostei de ver que tiveste coragem de falar de algo que por exemplo eu nao tive, talvez um dia consiga.
    Continua a ter força porque hoje em dia temos de ter todos os dias !
    beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cresci imenso com este meu problema, e hoje orgulho-me do que me tornei.
      Só tenho pena de não ter ganho a coragem de responder mais cedo, porque não tinha passado nem metade do que passei, nem deixava que me dissessem tais coisas horríveis.

      Com o tempo vamos ganhando coragem para falar de assuntos que nos "assombram"

      Beijinho grande <3

      Eliminar
  2. És sem dúvida uma grande mulher e com muita força. Orgulha-te disso.
    É um enorme passo falares disto e pensa que do outro lado do pc podes estar a ajudar a alguém :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh, muito obrigada.
      Naquela altura talvez precisasse de ler uma história destas, talvez tivesse sido tudo diferente.

      Beijinhos Querida!

      Eliminar
  3. Eu sofri um caso semelhante, mas foi ao contrário xD Nasci muito pequenina e muito magrinha. Ao longo do tempo engordei... bastante. O problema é que eu nem como mal, tudo o que como é que é absorvido, logo tenho que ter um cuidado extra com o que meto na boca. Ainda hoje luto contra o excesso de peso, tenho dias bons e outros maus, mas raros são os dias em que me consigo olhar de corpo inteiro num espelho. Há pessoas que tecem comentários horríveis, mas só cada um sabe o sofrimento que é passar por determinadas situações. Tenho vergonha do meu corpo e tento esconder ao máximo com peças de roupa grandes. É uma luta diária contra a minha auto-estima, mas tenho pessoas fantásticas que todos os dias me apoiam e que me ajudam nessa luta. Acredito que uma pessoa só consegue ultrapassar sozinha com o apoio de terceiros, é essencial!
    É muito bom que tenhas conseguido vencer esse medo :) És uma inspiração e acredito que um dia também irei conseguir encarar-me todos os dias ao espelho :) Continua com esse pensamento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És o caso oposto e orgulho-me imenso de ter escrito este texto por isto, por ter pessoas que passam o mesmo que eu e não tenham medo de o assumir.
      Eu acredito que vais conseguir aos poucos, mas devias apostar mais em ti, em coisas que gostes e não ligar aos comentários dos outros.
      Vestir roupa mais justa, mas que te realce, porque as curvas também são boas para observar.

      Quero saber, um dia, próximo espero, que conseguiste ultrapassar esses teus medos

      Eliminar
  4. Sei bastante bem o que é ser gozada. Também o fui na escola. Há gente infeliz ao ponto de gozar com os outros para se sentirem bem com elas próprias ou para sentirem que são "respeitados" pelos colegas, etc. Gente ridicula, enfim -.-
    Mas fico feliz por teres conseguido ultrapassar esse problema :) Parabéns, és uma lutadora :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Andreia. A tua vida tem sido uma luta. Tens mostrado ser forte e consegues ultrapassar todos os desfios que ela tem pôe. És um exemplo de mulher de armas. Bjinho

    ResponderEliminar