Distúrbios Alimentares | A história da Sofia 
 
Vou contar-vos uma história.
É a história de uma rapariga que teve o “azar” de não nascer perfeita e nem imaginam como essa imperfeição a perseguiu.
Essa rapariga sempre foi gordinha e, como podem imaginar, era motivo de gozo tanto na escola como em casa, que também faziam dela o “alvo” das “bocas”. Com isto tudo a auto-estima dela era bastante fraca. 
Até que ela tomou a decisão que mudou tudo.
Na verdade, os médicos desaconselham que se façam dietas durante a puberdade, por ser uma fase de crescimento, mas perto dos 14 anos já não se está propriamente naquela fase inicial de crescimento.
Quando entrou pela 1ª vez no consultório do nutricionista, ela tinha 71Kg e media 1,63m. Naquela altura era preciso muita força de vontade para elevar a sua pouca auto-estima.
Passados dois anos pesava 65kg, que é o peso ideal e pelo qual trabalhou durante este tempo todo. Com força de vontade tudo se consegue, hoje em dia sente-se bem com ela mesma, mesmo que não seja o típico modelo de pele e ossos, tem as ditas formas definidas.
No ano seguinte, tendo abandonado a dieta por completo, já comendo de tudo e, reduzidas as actividades físicas, ela recupera alguns “pneuzinhos”. Nada de grave. Pelo menos ela sentia-se bem até ter encontrado um certo rapaz. Todas nós sabemos as loucuras que somos capazes de fazer por rapazes…
Deixou de comer por completo, passava horas a fio sem nada do estômago. Queria ser mais magra, queria ser perfeita para ele. Sempre foi acompanhada por um nutricionista, mas decide investir numa “dieta” feita por si, sem cuidados. (Mais uma estupidez). -Quando se trata de emagrecer (ou engordar) o melhor é aconselhamento profissional.
Em menos de duas semanas perdeu mais de 7kg. Nos meses que se seguiram deixou de comer. Na escola nunca comia, em casa limitava-se a uma refeição. Foram alguns meses.
Há uma altura em que se percebeu o quanto estava a fazer mal a si mesma e resolveu melhorar, para que não acabesse numa cama do hospital. Percebeu a tempo, felizmente.
Há pouco mais de 3 meses que luta para se sentir melhor. Há dias difíceis em que parece que não dá mesmo para aguentar e não consegue mesmo comer mas já começam a ser cada vez menos frequentes esses dias.
A esperança é a ultima a morrer, por isso, há esperança para ela. O objetivo é sentir-se bem com ela própria. A Sofia não costuma falar disto porque não sabe bem o que dizer, apenas com uma ou duas pessoas é que consegue dizer alguma coisa. Mas tinha de o fazer, para evitar que mais pessoas façam a mesma coisa. 




A História da Sofia foi hoje partilhada ao Hirondelle!

3 comentários:

  1. Disturbios alimentares são horriveis, acabam com milhares de vidas :/ por isso o tratamento tem que ser o mais breve possivel :/
    beijos
    www.mimosaedondoca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Ontem fiz um post exatamente sobre este assunto. Vivi de perto algumas "amigas" a deixarem-se levar pelas dietas malucas, e muitas delas levadas por causa de rapazes que insistiam querer que fossem extremamente magras. Acho isso deplorável... Ainda bem que te preocupas com este tema, é sempre importante abordá-lo para de certa forma ajudarmos pessoas mais novas.
    Um beijinho

    http://carlinhaass.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Eu acho importantíssimo abordar estes assuntos, porque também eu tenho problemas com o meu peso ... dou por mim a implorar por ganhar mais peso, não é comum, mas é assim que me sinto, magra demais.

    Vou visitar :)

    ResponderEliminar