Desabafo ...

Estou à horas a estudar História A, e esta-me a enervar completamente pensar que não sei nada ... Meto-me a ler, a ler, a ler e depois repetir sem olhar, a verdade é que depois digo as coisas, mas a gaguejar. Agora pergunta-me me "então mas é um teste oral ou escrito?" Pois bem, é escrito, e é isso que me está a enervar, eu saber as coisas (para escrever) e pensar que as tenho que dizer! 
Vou vos explicar um pouco do que ando a estudar, pois acho que ao estar a escrever para vocês sem olhar para os mil apontamentos que tenho, vou estudar mais um bocadinho :p

Se não quiserem saber sobre os fascismos ou sobre a Guerra Fria, não leiam mais :p (mas podem ler)



Era uma vez ... Nahh!!
No século XX os direitos dos cidadãos eram respeitados pelo estado, e a divisão do poder era bem distribuída. A partir dos anos 20, um novo modelo veio desafiar o liberalismo e a democracia parlamentar. Este regime totalitário era o fascismo italiano e Nazismo Alemão. Era regime era esmagador, autoritário e omnipotente. O totalitarismo exercia em vários aspectos, como os políticos, na abolição da oposição politica; na económica, regulamentando as actividades economias; na sociedade, onde esta era totalmente controlada; e por fim, mas não menos importante, a cultura, onde alguns pensamentos de expressão eram censurados. 
A ascensão do poder aos fascismo foi feita após 1920. Em Itália, Mussolini instalou um regime fascista em 1922, mas em 1919 lança os Fasci di Combatimento e em 1921 funda o Partido Nacional Fascista, que ganha as eleições em 1922. No caso da Alemanha, Hitler em 1920 funda o Partido Nazi, três anos mais tarde tenta um Putsh, mas é preso por alguns meses, e neste tempo escreve "A minha Luta", que é considerada a bíblia Nazi. Em 1933 é nomeado chanceler por Hitenburg, e após a morte deste ocupa também o cargo de presidente. Tudo começa aqui.
Os regimes fascista tinham algumas "regras": como o culto do chefe, onde este era saudado de braço no ar, impunha-se pela sua personalidade forte e era tido como Herói. As massas era arregimentadas pelas elites, isto é, foram criadas milícias militares para controlar as massas, a população. As mulheres eram consideradas populações inferiores, eram destinadas à cozinha, ás crianças e à Igreja (3-K). A propaganda do regime era igualmente importante, e nesse sentido a propaganda era ensaiada na perfeição para que depois fosse transmitida na rádio, cinema, televisão ou imprensa. Estes últimos que referi, eram base da propaganda mas também base da censura, existiam constantes vigílias aos textos, imagens ou documentos publicados.
O pior dos fascismo ainda está para vir, nomeadamente do Nazismo Alemão, o Anti-semitismo.
O anti-semitismo era essencialmente o ódio aos judeus e a preferência pela raça Ariana. Hitler massacrava, torturava e matava os Judeus, que eram considerados uma ameaça à raça Ariana, que eram perfeitos, altos, robustos, loiros e de olhos azuis. Os judeus eram encaminhados para os campos de concentração. O anti-semitismo teve três fases, a primeira que não me lembro, a segundo que foi marcada pela atribuição da Estrela de David para facilmente se identificar os Judeus e a terceira fase e a mais cruel, onde os Judeus eram exterminados nas câmaras de gás. Hitler não torturava só os Judeus, mas também ciganos, negros e doentes mentais. 
Devido aos fascismos, imensas pessoas morreram, não só em Itália e na Alemanha, como em Espanha e em Portugal.
- A primeira parte da matéria já foi despejada ... será que está bom? (omg, tenho tanto medo do teste de amanha!!)

Agora vem a segunda parte da matéria, sobre a Guerra Fria, que é pior para mim, e que parece que não sei nada, nem ligar nada!

O mundo vivia um clima de tensão e hostilidade causado por dois super-blocos, os EUA e a URSS. Este clima nunca chegou a um conflito direto. A guerra fria teve várias etapas. A primeira etapa deu-se entre 1947-55 e foi uma etapa de enorme tensão. As diferenças ideológicas destes dois blocos era visível na Doutrina de Truman e na Doutrina Jdanov. Foi por isso, que em 1947 o secretario Marshall criou o plano Marshall que consistia na ajuda à Europa financeiramente, para que esta lutasse contra o comunismo. A URSS considerou este plano um ataque imperialista, e em 1949,  Moscovo criou o plano Molotov. Para que os fundos fossem bem distribuídos, foram criadas organizações, que no caso do plano Marshall foi a OECE e no plano Molotov o COMECON. A fim de evitar um conflito armado, foram criadas milícias armadas, como a NATO em 1949, pelos EUA e o Pacto de Varsóvia em 1955 pela URSS. Os conflitos mais marcantes nesta fase foi a guerra da Indochina em 1954 e o conflito entre a Coreia do Norte comunista e a Coreia do Sul capitalista entre 1950-53. A questão Alemã foi também muito importante. Na conferencia de IALTA foi acordada a divisão da Alemanha em 4 partes(e distribuída pelos 4 vencedores da 2ºGM) e posteriormente na Conferencia de POTSDAM a divisão de Berlim pelos dois pólos. Os EUA, a França e a Inglaterra pertenciam à R.F.A e a URSS à R.D.A.
A segunda fase foi datada de 1955-62 e foi essencialmente marcada pela divisão de Berlim Oeste de Leste pelo Muro de Berlim, mas também pelos 5 presidentes Soviéticos. A fase seguinte foi marcada pela corrida aos armamentos e de seu nome "fase de desanuviamento". E por fim a fase da Guerra Fresca, em que os EUA desconfiados, decidiram criar alianças militares, com a america, Medio Oriente, Sudeste asiático e a Oceania. 
Os EUA após a crise de 29, perceberam que era preciso um regime que se baseasse na população e no seu bem estar, e então apostou nisso. Os gloriosos trinta foram marcados pelo aumento do petroleo e da sua manutenção, da melhoria da agricultura e tecnologia, do aumento da população activa e da sociedade de consumo que vivia de créditos. 
Tanto os EUA tentavam alargar o capitalismo, a URSS também o fazia. A URSS espalhou o comunismo à Europa Oriental, à China, à Ásia, à América Latina (cuba), mas também às ex descolonizações, em África.


E FINALMENTE acabou, mas continuo a achar que não sei tudo tudo tudo! Vou agora fazer uma pausa, e retomar o estudo por mais umas horas! Espero que não tenha cido muito aborrecedora :( 
(por acaso este post foi muito util ao meu estudo, percebi o que sei a 100% e o que ainda falha)

Sem comentários:

Enviar um comentário